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Confira as dicas do Consultor Sebrae:

Para aumentar as vendas não existe nenhuma fórmula mágica que se possa aplicar. O que existe na realidade é um conjunto de ações que podem e devem ser tomadas para isso. Antes disso, você precisa de informações básicas para poder implementar ações que venham alavancar sua clientela:

- O seu mercado local permite um aumento significativo da clientela, ou ele esta pulverizado com outros concorrentes?

- Em comparação aos concorrentes, qual o seu diferencial? O que faria com os potenciais clientes decidissem por comprar em seu estabelecimento e não no concorrente?

- O layout de sua padaria (limpeza, vitrines, higiene ao manipular os alimentos) e seus produtos são atrativos para uma nova clientela?

- O atendimento, quesito importantíssimo nesse tipo de negócio, é diferenciado?

Diferenciais competitivos

Os itens citados acima são alguns dos principais, sem falar naqueles que promovem conforto ao cliente. Por exemplo, nos grandes centros, é muito bom a padaria ter um estacionamento, pois facilita muito a vida corrida na cidade grande. Nas regiões quentes, o ar condicionado é imperativo. Tudo isso se torna um atrativo!

Na verdade você precisa pensar em inovações: o conceito de padaria mudou, não é mais simplesmente o lugar que as pessoas entram para comprar pão e leite. Passaram na realidade a verdadeiras butiques de pães, oferecendo uma variedade de produtos e serviços diferenciados. Nos modelos atuais, é possível ter um espaço para café da manhã e oferecer um lanche em um ambiente confortável, ou seja, a clientela não fica mais em pé ao lado do balcão. Também é preciso ter pessoas treinadas em atendimento e, obviamente, ter bons produtos.

Consulte a clientela

Para saber que direção tomar, pesquise sua fonte mais próxima: seus clientes. Faça uma pesquisa de satisfação e pergunte a eles o que poderia ser melhorado em seus produtos e/ou serviços. Nada melhor que o cliente para dizer o que melhor atenderia suas próprias necessidades.

Outra fonte interessante de consulta são as outras padarias, não somente as de sua cidade como também as dos grandes centros, que são obrigadas a inovar com maior intensidade, pois a concorrência é muito mais agressiva. Procure ver o que elas estão oferecendo de diferente, e se essas inovações podem ser implementadas em sua padaria.

Amplie o conhecimento

Procure o Sebrae mais próximo e conheça o Programa Alimentos Seguros (PAS), isso irá ajudar muito na sua produção e manipulação de alimentos. O PAS tem o objetivo de reduzir os riscos dos alimentos a população. O programa atua no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o país.

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maio 22, 2014 Blog da Alimentação, Blog da SPA
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